7 quesitos essenciais ao escolher locais para festa de formatura

7 minutos para ler

Um dos passos mais importantes quando se planeja um evento para o fim da graduação é a avaliação e seleção dos locais para festa de formatura. Afinal, é nesse espaço que tudo vai acontecer, e memórias serão eternizadas! Então, capriche na escolha, porque a ideia é não ter dor de cabeça no grande dia e optar por um ambiente confortável e com tudo de que sua turma precisa.

As opções no mercado são muitas, mas, durante sua pesquisa, todo cuidado é pouco: é preciso analisar bem cada elemento e considerar alguns pontos essenciais para que a festa de formatura seja um sucesso.

Imagine, por exemplo, que sua turma decidiu contratar uma banda incrível, mas não existe um espaço estruturado suficiente para ela se apresentar no salão. Ou, imagine como será se, no dia, fizer um baita calor e você se esquecer de checar a capacidade do ar-condicionado. Nesses casos, as lembranças mais vívidas serão irritação, suor e maquiagem derretendo. Ninguém merece, não é mesmo?

Pensando nisso, para ajudá-lo nessa missão, destacamos 7 aspectos que você não pode deixar de conferir quando estiver escolhendo locais para festa de formatura. Continue lendo para descobrir quais são eles!

Salon Line GIF - Find & Share on GIPHY

1. Capacidade para receber o número de convidados

Uma das primeiras coisas que você precisa pensar é na capacidade do salão para receber todas as pessoas que foram convidadas confortavelmente. Nesse ponto, observe a quantidade de mesas e cadeiras para comportar todas as famílias e considere uma margem a mais por segurança.

E não pare por aí: pense que, além de pessoas sentadas, o ambiente precisa ter uma boa dimensão para circulação de convidados e profissionais do buffet, pessoas dançando, conversando etc. Nesse caso, quanto mais espaço, melhor para que todos possam curtir a festa com mais comodidade.

2. Área para receber as atrações da festa

Além de pensar na circulação de pessoas durante o evento, ao visitar locais para festa de formatura, você deverá avaliar quais são as atrações que acontecerão no evento. Uma pista de dança espaçosa e confortável é fundamental. Fora isso, verifique se há espaço apropriado para a banda ou DJ e qual o tamanho da cozinha e do bar, por exemplo.

3. Acessibilidade

Confira se o acesso ao local é fácil e seguro. É fundamental pensar não só nos estudantes, mas em seus convidados, que podem ter questões de limitação de mobilidade.

Então, veja se existem rampas que conduzem até o salão principal e cabines específicas para cadeirantes nos banheiros, além de vagas apropriadas no estacionamento — que precisa ser amplo para comportar todos os carros sem gerar preocupações. É essencial que o lugar do evento seja democrático e acolhedor para todos.

4. Infraestrutura

Mapear a infraestrutura é outro aspecto crucial para o sucesso da festa de formatura. Aqui, você deve examinar alguns elementos, como:

  • climatização: como comentamos, no caso de um dia de calor, as coisas podem ficar bem desconfortáveis se a capacidade do ar-condicionado do salão não for apropriada. Cheque isso para garantir um clima fresco e agradável no dia;
  • iluminação: veja se o local é bem iluminado e se existem os recursos de luz desejados para a pista de dança ou para complementar as apresentações;
  • sistema de som: é um quesito importantíssimo, uma vez que música não pode faltar na festa de formatura. Assim, verifique a potência do som para ter um evento bem animado;
  • banheiros: observe o estado de conservação e limpeza e verifique se existem cabines em um número adequado em relação à quantidade de convidados. Será muito incômodo para todos se os banheiros tiverem uma localização ruim ou forem muito apertados ou com cabines insuficientes, pois isso pode gerar filas intermináveis durante a festa.

Se você gostar do local e verificar que ele atende ao orçamento da turma, mas que há elementos que poderiam melhorar, vale conversar com a empresa responsável sobre a possibilidade de fazer mudanças ou adaptações na estrutura para que tudo fique ainda mais perfeito.

5. Parceria com fornecedores especializados

É comum que certos locais para festa de formatura tenham uma parceria com fornecedores credenciados, como buffet, DJ ou decoradores. Isso pode ser uma boa ideia, uma vez que facilita a contratação de serviços e, até mesmo, a negociação de valores mais atraentes para a turma.

Então, escolher um lugar que já conta com uma lista de contatos especializados na manga pode ser mais vantajoso do que ter que buscar um por um de forma independente. Pense nisso, pois organizar um evento desse porte é algo bem trabalhoso, e esse fator pode poupar seu tempo!

6. Localização

Não só a acessibilidade do salão, mas o acesso até ele em si devem ser observados. Uma boa localização é algo que a turma deve considerar fortemente, mesmo que isso implique separar uma parcela maior do orçamento para tal.

Um lugar com entrada difícil ou muito distante do centro ou da rede de transportes pode dificultar o deslocamento de todos. Tenha em mente que o local precisa permitir tanto que os convidados cheguem quanto que os fornecedores consigam fazer suas entregas facilmente.

Além do mais, estudar a segurança do local é indispensável. Lembre-se de que é uma festa e de que as pessoas sairão de madrugada. Assim, é favorável escolher um ambiente em uma região segura e com ampla oferta de táxis ou carros da Uber, por exemplo. Portanto, avalie esse custo-benefício nas suas pesquisas.

7. Movelaria ofertada

A movelaria diz respeito aos móveis que estão geralmente inclusos no serviço de contratação do salão. Primeiramente, confirme se estão incluídos no preço do aluguel e como funciona a questão de valores se você, por acaso, precisar de itens extras.

Faça um teste para ver se são confortáveis e se estão em boas condições. Muitos dos convidados não passarão a noite dançando, mas ficarão sentados, então, é sempre bom avaliar a qualidade dos assentos. No mais, veja se são bonitos e do gosto da turma. Afinal, eles serão parte da decoração e sairão em muitas fotos, então, precisam agradar à maioria!

Como você leu, selecionar locais para festa de formatura não é um bicho de sete cabeças. Você apenas precisa ter em mente alguns requisitos básicos para garantir que seu evento seja um sucesso e que agrade a todos! Sendo assim, reavalie seu orçamento e separe lugares bem especiais para visitar. O investimento vale a pena, já que é esse ambiente que será palco para um dos momentos mais marcantes da sua vida!

Agora que você já sabe mais sobre o que observar quando for escolher locais para festa de formatura, continue acompanhando as dicas no nosso blog e confira 12 músicas incríveis para marcar sua entrada na colação de grau!

Happy Preta Gil GIF by Salon Line - Find & Share on GIPHY

Comments

comments

Posts relacionados

Deixe um comentário