Como aproveitar ao máximo o último ano da faculdade?

6 minutos para ler

O último ano de faculdade é cheio de desafios. Além do tão temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que consumirá uma boa parte do seu tempo, ainda existem diversas outras situações, como a preparação para a festa de formatura, que precisará muito da sua atenção.

É um período que chega com diversos novos compromissos e que, também, simboliza o encerramento de um ciclo e o início de uma nova etapa: a da vida real. É o momento em que tudo o que se aprendeu, não somente na faculdade, mas ao longo da vida inteira, precisa ser colocado em prática para valer.

No entanto, com tantas mudanças e responsabilidades, como aproveitar tudo o que o último ano da faculdade tem a oferecer? Para ajudá-lo a descobrir como lidar da melhor maneira possível com todas as situações que se apresentam durante esse período, criamos este post com algumas dicas imperdíveis. Confira!

#Liam Payne #Come Here #Beckon #Biggestweekend GIF by BBC Radio 1’s Biggest Weekend - Find & Share on GIPHY

Comece o TCC o quanto antes

A parte mais importante do último ano de faculdade é o trabalho de conclusão de curso. Nele, você terá que demonstrar que é capaz de colocar em prática, para valer, tudo o que aprendeu ao longo do tempo em que esteve na faculdade.

Os resultados desse trabalho serão avaliados por uma banca de docentes — muitos deles atuantes no mercado de trabalho e conhecedores da rotina que você encontrará exercendo a profissão que escolheu. Por isso, a avaliação deles definirá se você se formará ou não.

Um trabalho com tamanha relevância para o seu futuro não deve ser deixado para a última hora e nem ser feito às pressas. A dica, aqui, é definir o tema assim que começar o ano, aproveitar o primeiro semestre para definir o escopo do trabalho e buscar as referências que serão usadas, esboçar o trabalho durante as férias do meio do ano e finalizá-lo antes do início do último trimestre.

Vale lembrar que quem deixa para a última hora encontra problemas, como os prazos e os preços das gráficas que imprimem esse tipo de trabalho, que estão sobrecarregadas nessa época do ano.

Busque programas de trainee

É esperado que, durante o período letivo, você já tenha feito algum estágio ou, até mesmo, que esteja estagiando no momento. Nesse caso, agora, é a hora de começar a buscar programas de trainee nas empresas em que você gostaria de trabalhar.

Esses programas são uma espécie de sequência do estágio. Eles têm, como objetivo, recrutar, reter e desenvolver novos profissionais que se diferenciem por sua capacidade gerencial para assumir altos cargos em posições estratégicas em grandes empresas.

Poupe dinheiro para investir na carreira

Mesmo que você trabalhe em regime CLT e consiga um ótimo emprego logo que se formar, sempre haverá a necessidade de se manter atualizado, se quiser crescer na profissão. Por isso, ter um dinheiro reservado para investir em cursos de extensão, eventos da área, livros etc. é fundamental.

Além disso, embora a maioria das empresas atualmente não tenha um dress code rigoroso, talvez você precise investir em um visual diferente do jeans e da camiseta básica da faculdade, entre outras pequenas mudanças que serão necessárias durante essa fase de transição da vida acadêmica para a profissional.

Analise as possibilidades de fazer uma pós-graduação

Por falar em investir em atualização, emendar a faculdade com uma pós-graduação é uma excelente forma de se fazer isso e, ainda, de conquistar uma especialização que, certamente, se tornará um diferencial para você.

É comum, ao final da faculdade, ouvir os formandos dizendo que precisam de um tempinho de folga antes de começar uma pós. Porém, quando param de estudar, mesmo que seja só por um semestre, fica muito mais difícil conseguir voltar depois, pois acontece a perda do hábito do estudo, que precisará ser reconstruído.

Além disso, no momento em que se apresenta o TCC, a sensação de alívio e de missão cumprida é inenarrável. Porém, depois de alguns dias, vem o sentimento de vazio, de que está faltando algo. E, de fato, está: a sua rotina de estudos dos últimos anos.

Saber que começará uma pós-graduação em seguida ajuda muito a lidar com isso, principalmente para quem ama o mundo acadêmico.

Faça network no ambiente acadêmico

Lembra quando citamos a banca avaliadora do TCC e seus docentes atuantes no mercado? Pois é, eles também são excelentes contatos que devem ser mantidos por perto quando você estiver na ativa. Esses professores, além de indicarem você para vagas das quais tenham conhecimento, também podem se tornar importantes mentores durante a sua carreira.

Da simples indicação de fornecedores de confiança até a recomendação de modelos de conduta em situações de crise, o conhecimento prático que eles têm a transmitir pode e deve ser aproveitado além da sala de aula.

Organize-se para a formatura

Por fim, vem a melhor parte: a formatura. É o momento mais esperado de toda a faculdade e um dos mais bonitos e emocionantes da sua vida. Portanto, tudo precisa estar perfeito.

Mesmo que você não faça parte da comissão, terá alguns compromissos relacionados a ela, como a avaliação e a votação para a escolha da empresa que organizará tudo, a distribuição de convites entre os familiares e, até mesmo, a escolha do look perfeito para essa ocasião tão importante. Então, não se esqueça de reservar um tempo entre as outras atividades para se dedicar a isso, combinado?

Essa etapa da sua vida acadêmica vem recheada de novidades, compromissos e responsabilidades. Sem contar que marca o início da sua carreira e, por isso, é muito importante saber como aproveitar o último ano de faculdade ao máximo para alavancar a sua entrada no mercado de trabalho.

Também é o momento de começar a colher os louros por todas as suas vitórias ao longo do período acadêmico. Eles vêm em forma da festa de formatura e da cerimônia de colação de grau, e é importante contar com quem não deixe escapar nenhum detalhe para que tudo saia perfeito, mesmo que você esteja envolvido com tudo o que é preciso fazer para aproveitar o último ano da faculdade.

Pronto para encarar essa nova etapa? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos a se prepararem para ela também!

Happy Girl GIF by shapefruit - Find & Share on GIPHY

Comments

comments

Posts relacionados

Deixe um comentário