Como tirar fotos espontâneas para arrasar no álbum de formatura?

6 minutos para ler

Tirar uma foto nunca foi tão simples: com um bom celular e um bom espaço de memória, você pode fazer registros da sua rotina em variados ângulos. Contudo, os acontecimentos especiais, como formaturas e casamentos, requerem um olhar apurado. Afinal, a presença da câmera não pode interferir na espontaneidade dos acontecimentos; poses são ótimas, mas sabemos que nem todas as pessoas têm desenvoltura diante das lentes. 

Para escapar da “mesmice” das poses de fotos de formatura e encher o álbum de registros espontâneos, é preciso que todo mundo contribua. Afinal, as fotos não podem assumir o protagonismo do evento; o ideal é que, para esse tipo de registro, todo mundo possa se divertir e se emocionar, independentemente da presença do fotógrafo. 

Se você quer garantir um álbum de formatura para guardar com carinho, confira, a seguir, dicas para tirar fotos espontâneas e arrasar!

Revteamoriginals2019 Abi Bock GIF by Originals - Find & Share on GIPHY

Por que contar com fotos espontâneas no álbum de formatura?

Hoje em dia, se não tirarmos fotos de momentos especiais, é como se eles não tivessem existido. Embora essa noção seja bastante distorcida, as pessoas ficam tão preocupadas com o registro dos momentos que não os vivem. Tanto para o fotógrafo quanto para os retratados, isso é bastante negativo.

Por isso, embora seja legal que a turma de formatura ensaie algumas poses para guardar na lembrança, é importante que os momentos especiais, que surgem naturalmente, também sejam registrados. Essas fotos, que chamamos de espontâneas, são as tiradas inesperadamente. É como se conseguíssemos registrar o momento exatamente como ele é.

Para capturar toda essa espontaneidade, é preciso que as pessoas se sintam à vontade com as câmeras e que a equipe de fotografia seja muito bem preparada, como mostraremos a seguir. Afinal, tanto para as fotos individuais quanto para as coletivas, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com câmeras, e muitos fotógrafos inexperientes podem piorar a situação ao não saberem lidar com a timidez.

Como tirar fotos espontâneas da formatura?

Thinking Pondering GIF by Two-9 - Find & Share on GIPHY

Com um pouco de treino e muito diálogo com a equipe de fotógrafos, os registros dessa ocasião tão especial ficarão mais leves, abrindo espaço para as melhores lembranças do momento.

Use o cenário

O espaço que receberá a formatura tem uma série de elementos com os quais você pode interagir. Movimentar-se pelo cenário, brincar com os objetos em volta e usar o mobiliário pode fazer com que você se sinta à vontade, deixando o registro mais leve.

Movimente-se

As formaturas envolvem uma série de ocasiões especiais: brindes, entrega de diplomas, discursos, danças, cumprimento de amigos, muitos abraços, choro, entre outros. Por isso, movimente-se com naturalidade e aproveite cada momento. 

Você não precisa ensaiar poses para dançar ou para se divertir com seus amigos e familiares, com medo de “fazer feio” na foto. Um momento especial certamente renderá registros tão especiais quanto. Pausas e sorrisos automáticos podem, na verdade, ser desastrosos para o álbum.

Tire fotos em locais movimentados

Locais públicos e movimentados são uma ótima oportunidade para se acostumar a fotos espontâneas. Com toda a rotina acontecendo ao seu redor e as possibilidades dos espaços, você encontra mais elementos com os quais interagir e se sente mais à vontade diante das lentes. 

Paredes com grafite, monumentos históricos, árvores e jardins, bancos de praça, calçadas decoradas, entre outros elementos, podem dar ideias de interações alegres, sem que elas pareçam poses impostas. Quando os retratados sentem-se à vontade para interagir, as fotos capturam naturalmente a diversão do momento. 

Pratique

Se você tem muita vergonha de ser fotografado(a), você pode praticar um pouco antes do grande dia. Afinal, muitas pessoas se sentem inibidas diante de uma câmera e da necessidade de encontrar a pose certa. Outro empecilho tem relação com as comparações e referências: as pessoas tentam encarnar algo que não são, o que acaba deixando-as desconfortáveis. Por isso, peça uma ajudinha aos seus amigos e familiares e se permita ser fotografado(a). 

À medida que você se acostumar com a presença da câmera, você descobrirá maneiras de ser capturado(a) de forma dinâmica, sendo você mesmo. Tenha em mente que até mesmo modelos e celebridades saem em fotos não tão boas assim: acontece! Por isso, não tenha medo de errar e fazer de novo. Aos poucos, você descobrirá seus melhores ângulos. Você também perceberá que é fácil descartar as fotos não tão boas assim, especialmente com as câmeras digitais. 

https://giphy.com/gifs/art-love-animation-nUkkxd6OMN9Ys

Converse com os fotógrafos responsáveis

Para capturar momentos especiais que ocorrem naturalmente, é importante contar com o olhar atento do fotógrafo. Há momentos que contribuem para o surgimento de grandes gestos, como o discurso do representante de turma, uma contagem regressiva, a entrega de um diploma, entre outros. 

Cabe ao fotógrafo ficar atento a esses instantes. É preciso que ele entenda que uma foto cheia de vida não sairá de um estúdio controlado ou das condições perfeitas de iluminação ou de equipamentos. Uma pequena troca de olhares entre pais e filhos pode gerar um registro e tanto. Por vezes, o enquadramento faz com que um momento especial surja. 

Também é importante que os fotógrafos saibam respeitar a distância de segurança das pessoas. Algumas fotos demandam que o profissional se aproxime, mas ele precisa ter muito cuidado para não invadir o espaço das pessoas e atrapalhar o momento. Lentes teleobjetivas, por exemplo, permitem que os fotógrafos consigam tirar fotos de ângulos próximos a distância. Esses são conhecimentos que um fotógrafo competente saberá dominar para entregar os registros da ocasião.

A conversa com o fotógrafo, portanto, é uma etapa essencial para garantir bons registros do evento. Além de criar afinidade, isso permite que você entenda um pouco mais sobre como ele atua, quais são as características desse trabalho, como ele se organiza, se ele oferece direcionamentos ou deixa as pessoas mais livres, entre outros aspectos. Esses primeiros contatos também ajudam a estudar algumas referências, de modo que os registros tenham uma unidade e proporcionem um bom resultado estético.

Assim, você faz um investimento mais certeiro, obtendo mais qualidade e deixando todo mundo à vontade para se divertir. O registro é importante, mas não pode ser o protagonista da ocasião!

Agora que você sabe como garantir boas fotos espontâneas em seu álbum de formatura e a importância de contar com profissionais bem qualificados para isso, siga-nos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Linkedin

Kare 11 Sunrise Sunrisers GIF - Find & Share on GIPHY

Comments

comments

Posts relacionados

Deixe um comentário