Qual a melhor maneira de guardar fotos e álbuns? Confira!

7 minutos para ler

Um dos aspectos mais especiais da fotografia é a capacidade que ela tem de nos fazer relembrar momentos especiais. Basta abrir o álbum de fotos para o fluxo de memórias surgir e muitas, muitas histórias serem contadas entre muitas risadas e emoções. Mas como preservar as fotografias para que essas memórias tão preciosas possam ser compartilhadas por mais tempo?

Leia o post até o fim a e garanta que seus momentos especiais sejam registrados e preservados!

Riveted Creeper GIF by Jim Gaffigan - Find & Share on GIPHY

O que pode causar danos a uma foto? 

Diversos fatores contribuem para a deterioração de uma foto. Umidade, luz solar e temperaturas inadequadas provocam reações químicas sobre a emulsão (o que forma a imagem), oxidando-a, alterando cores e a disposição dos pigmentos. As condições cíclicas que comumente ocorrem nos ambientes, especialmente aqui no Brasil, em que vivemos climas frios e secos seguidos de períodos quentes e úmidos, causam rachaduras e separam a emulsão do suporte (a base de papel). 

Poeira, óleos (presentes em nossas mãos por diversos fatores) e outros tipos de sujeira também reagem com as emulsões e com o suporte, causando danos às imagens. E se você é uma dessas pessoas que só guardam álbuns digitais, é bom ter cuidado: erros simples, como esquecer de fazer um backup, podem apagar suas fotos para sempre. Por isso, é preciso ter muita cautela ao guardar as fotos. 

Isso não pode, contudo, ser empecilho para revelar suas fotos. Impressas, elas têm um espaço especial para serem admiradas com maior atenção. Quem nunca passou horas ao lado de amigos e familiares, olhando fotos e relembrando momentos especiais?

Como guardar fotos?

Alguns cuidados simples, como a escolha correta de materiais e a classificação dos arquivos, já ajudam a preservar seus momentos.

Organize as fotos por temas

O primeiro passo para guardar suas fotos e preservar a qualidade delas é organizar o seu acervo. Com as fotos classificadas em locais, datas, pessoas ou outros critérios e bem guardadas, você terá maior noção sobre o espaço necessário. Afinal, como veremos adiante, as fotos não podem ser armazenadas em qualquer tipo de armário ou em qualquer cômodo da casa.

Depois de organizar suas fotos de acordo com os critérios escolhidos, coloque-as em álbuns devidamente etiquetados. Assim, quando você precisar, vai encontrá-las com maior facilidade. 

Tenha cuidado ao escolher seus álbuns

Na hora de adquirir álbuns para armazenar suas fotos impressas, escolha os que possuem plásticos magnéticos. Eles ajudam a conservar melhor as fotos, evitando o processo de amarelamento. 

Os álbuns com papel “para arquivo” e sem ácido são os melhores para armazenar e aumentar a longevidade das fotos. 

Armazene seus álbuns em caixas apropriadas

As caixas organizadoras são ótimas para armazenar os álbuns com segurança em armários e prateleiras. Contudo, é preciso ter muito cuidado ao escolhê-las. As caixas de papelão, madeira ou couro retêm umidade e podem facilitar e proliferação de fungos e bactérias. 

Por isso, procure por caixas que tenham uma camada de plástico e sejam fáceis de limpar. Dessa maneira, periodicamente, você pode limpá-las com o auxílio de um paninho e garantir que suas fotos não sofram danos causados por micro-organismos ou pela água. 

Algumas pessoas separam fotografias com clipes ou elásticos, mas esse hábito pode causar muitos danos às fotos. As bordas de borracha têm enxofre, que causa deterioração, e os clipes arranham a superfície das fotos. 

Garanta que suas mãos estejam limpas ao manipular as fotos

Ao manipular suas fotos, verifique se suas mãos estão limpas. Poeira, sujeira e óleos (mesmo os provenientes de cosméticos) podem causar danos permanentes às fotografias.

Não guarde os negativos no mesmo lugar que as fotografias

Em caso de fotos analógicas, uma dica preciosa para evitar perdas totais é guardar seus negativos em lugares diferentes de onde você armazena fotos e álbuns. Assim, caso algo aconteça às fotos, você ainda terá os negativos para reimprimir. 

Atenção na hora de fazer anotações

Para organizar fotos e preservar momentos, muitas pessoas costumam fazer anotações no verso das fotos ou nos espaços reservados dos álbuns. Se você gosta dessa prática, use uma caneta apropriada ou um lápis macio, pois as canetas que usamos no cotidiano podem escorrer. Além disso, elas contêm ácidos que podem corroer as imagens.

Evite a umidade

Para proteger suas fotos, evite armazená-las em lugares úmidos, como o armário ou cômodas muito fechadas. A temperatura ambiente é menos nociva para a impressão, mas o ideal é que seja um local seco, fresco e escuro para guardar suas fotografias.

Não deixe as fotos expostas ao sol

Luz forte e altas temperaturas podem provocar alterações nas cores da impressão. Por isso, evite que suas fotos sejam expostas ao sol. Caso você queira expôr suas fotos em murais ou prateleiras, assegure-se de que a luz solar não bata diretamente sobre elas ao longo do dia.

Esse cuidado é especialmente valioso para as fotos colocadas em porta-retratos. As impressões duram menos ao serem colocadas detrás de vidros pois ficam expostas aos processos de oxigenação naturais da luz ambiente. Contudo, elas podem durar muito tempo se impressas com qualidade e ficando afastadas da incidência direta do sol e da poeira.

Imprima com qualidade

O processo de impressão faz toda a diferença para a durabilidade das fotos. Cartuchos remanufaturados ou genéricos podem não gerar o resultado desejável, além de resultarem em registros mais perecíveis. O papel genérico também não é a melhor escolha.

Na hora de fazer a sua impressão, verifique se há a opção de utilizar sistemas de tinta “bulk”, cartuchos compatíveis e papel fotográfico. Em geral, seguir as recomendações do fabricante garante que as impressões durem muito mais. A Epson, por exemplo, atesta que as fotos impressas no papel e tintas indicados por ela podem durar até 200 anos se armazenadas em um ambiente escuro, e 96, se exibidas por meio de um vidro.

Para que seus momentos fiquem registrados com esse carinho, contar com fornecedores de qualidade faz toda a diferença!

Separe as fotos a serem restauradas

Felizmente, caso as suas fotos já tenham sofrido danos, existem laboratórios fotográficos que oferecem o serviço de restauração. Separe as fotos que você gostaria de restaurar e reserve um espaço especial nos álbuns para elas. 

Cuidados com as fotos digitais

As fotos digitais também requerem muito cuidado. Erros de backup, perda de dispositivos ou vírus em máquinas podem fazer com que você perca seus arquivos para sempre. 

Por isso, com frequência, passe as fotos da câmera para o computador e garanta que elas também sejam armazenadas em um serviço de nuvem, como o Google Photos ou o OneDrive. 

A organização dos arquivos facilitará backups. Você pode usar os critérios que funcionarem melhor. Uma opção é organizar suas fotos por pastas correspondentes ao ano, e, dentro delas, separar as fotos por eventos.

Ter cuidados especiais para guardar as fotos pode parecer trabalhoso, mas, com pequenas atitudes, você assegura que suas memórias sejam preservadas. Afinal, boas histórias merecem ser contadas, não é mesmo? Revelar fotos pode não ser um hábito hoje, mas certamente garante momentos de recordação especiais.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe-as nas redes sociais. Essa pode ser a hora de se reunir com seus amigos e familiares para dar aquela organizada nas fotos e reviver bons momentos!

Crushing I Like You GIF by Jim Gaffigan - Find & Share on GIPHY

Comments

comments

Posts relacionados

Deixe um comentário