Quer saber como ter boas notas na faculdade? Veja 7 dicas ideais!

6 minutos para ler

Cursar uma faculdade é um grande desafio, principalmente quando é preciso conciliá-la com o trabalho e a vida pessoal. Por isso, é importante saber como ter boas notas na faculdade mesmo sem deixar nada de lado. E acredite: é possível!

Com um pouco de disciplina e muito foco, você será capaz de ter excelentes notas, sem que, para isso, precise abrir mão dos seus momentos de descanso e lazer ou prejudicar o seu desempenho no trabalho. Basta definir uma boa estratégia para gerir melhor o seu tempo e segui-la à risca.

Pesando em ajudá-lo nesse desafio, trouxemos, neste post, algumas dicas sobre como ter boas notas na faculdade que, certamente, tornarão a sua rotina de estudos muito mais produtiva e garantirão um excelente desempenho na realização das provas e dos trabalhos. Então, continue a leitura e descubra o que fazer!

1. Estude pelo menos um pouco todos os dias

Studying Jane The Virgin GIF - Find & Share on GIPHY

Para assimilarmos bem um conteúdo, é preciso que sejamos expostos a ele repetidas vezes. De nada adianta acumular um monte de matérias e ler tudo na véspera da prova, pois bem pouco será absorvido.

O cérebro aprende de diversas formas: lendo, ouvindo, observando, discutindo, praticando e ensinando. Se for possível estudar um mesmo assunto utilizando todos esses meios de aprendizagem, você, certamente, o absorverá muito melhor.

Além disso, os professores costumam solicitar trabalhos com algum prazo para serem entregues. A recomendação é a mesma: faça um pouco deles todos os dias e você conseguirá aperfeiçoá-los a cada vez. Se deixar para fazer todo o trabalho de uma vez e na última hora, dificilmente, você terá um bom resultado.

2. Participe das aulas ativamente

Studying George Lopez GIF by Lopez on TV Land - Find & Share on GIPHY

Participar das aulas não significa somente estar presente nelas. É necessário que você interaja com o professor e com os colegas de classe, busque formular perguntas, peça exemplos etc.

Afinal, quando você discute um assunto, é obrigado a encontrar meios de justificar as suas opiniões, elaborar argumentos e conhecer a percepção das pessoas sobre o mesmo tema.

Tudo isso fará com que você assimile o conteúdo de um modo muito mais amplo, além de, certamente, ser mais difícil esquecer algo com o qual se envolveu tanto durante a aula. Formar grupos de estudo para fomentar essas discussões também é um excelente modo de aprender mais e melhor.

3. Não se esqueça das anotações

School College GIF by SoulPancake - Find & Share on GIPHY

O sistema representacional determina o sentido com o qual cada pessoa tem mais facilidade de aprendizagem.

De acordo com ele, existem as pessoas que são visuais, ou seja, assimilam melhor o que veem; as pessoas auditivas, que aprendem mais com o que escutam; as cinestésicas, que aprendem fazendo, e, mais recentemente, tem se falado nas digitais, que aprendem com o seu diálogo interno e com a capacidade analítica.

Mesmo que você ainda não saiba qual deles é o seu caso, ao fazer anotações durante as aulas, utilizará, praticamente, todos os sentidos citados e, desse modo, aumentará as suas chances de assimilação do conteúdo que anotou.

4. Defina um local ideal para estudar

Writing Studying GIF by UVic Campus Life - Find & Share on GIPHY

Algumas pessoas conseguem manter o foco mesmo em ambientes barulhentos e confusos, porém, infelizmente, elas não são a maioria. Se você não é uma delas, é importante que tenha um local “seguro” para estudar.

Entenda como local seguro um lugar onde você não seja interrompido a todo o momento, que seja silencioso o suficiente para não atrapalhar a sua concentração, que tenha boa iluminação e, de preferência, que ofereça toda a infraestrutura de que você precisa.

5. Estabeleça um horário

December By GIF - Find & Share on GIPHY

Ter um horário para estudar, de preferência diariamente, é o melhor modo de manter a sua disciplina, além de ajudar a criar o hábito do estudo. No começo, parecerá difícil parar todos os dias no mesmo horário, mas à medida que você for se acostumando a isso, o seu esforço será cada vez menor.

E, por falar em horário, é bom lembrar que o tempo de sono interfere diretamente na sua capacidade de guardar informações, já que é durante ele que o cérebro processa tudo o que “viu” durante o dia. Então, nada de virar a noite estudando, pois isso, em vez de ajudar, só atrapalhará.

6. Determine um método de estudo

Darren Criss Books GIF - Find & Share on GIPHY

Existem vários métodos diferentes de estudo, e cada pessoa se adapta melhor a um deles. Por isso, é importante que você conheça e experimente a maior quantidade possível. Alguns exemplos são:

  • fazer exercícios e simulados;
  • fazer resumos do conteúdo;
  • explicar o conteúdo a si mesmo ou aos colegas;
  • fazer cursos complementares online;
  • assistir a palestras;
  • reescrever textos com a sua própria organização e com as suas palavras.

Você também tem a opção de criar os seus próprios métodos, que podem, até mesmo, ser uma mistura de vários outros. O importante é que você descubra a qual deles melhor se adapta.

7. Desconecte-se do mundo virtual

Music Video Disconnect GIF by Superchunk - Find & Share on GIPHY

A internet é cheia de distrações tentadoras que roubam a nossa atenção o tempo todo. Uma simples notificação que você para com a intenção de olhar é capaz de fazê-lo perder horas, pois, na maioria das vezes, quando isso acontece, você acaba vendo outras coisas também.

Por isso, embora uma conexão seja necessária para a realização de pesquisas e o uso de apps que ajudam na gestão dos estudos, é bom lembrar, ou melhor, esquecer que, na guia ao lado, tem aquele vídeo que você está louco para assistir no YouTube ou aquela rede social cheia de novidades sobre os seus amigos.

Esse é um dos pontos nos quais a disciplina é mais importante, para que você seja capaz de não dar aquela escapadinha em hipótese alguma.

Seguindo essas dicas sobre como ter boas notas na faculdade, certamente, você conseguirá melhorar o seu desempenho. Além disso, descobrirá quais desses hábitos melhor se adaptam à sua rotina e, desse modo, conseguirá aperfeiçoar a sua estratégia, melhorando cada vez mais os resultados.

Saber como ter boas notas na faculdade não é um bicho de 7 cabeças e, como você acabou de ver, com algumas mudanças simples no seu dia a dia, isso se torna perfeitamente possível e sem grandes sacrifícios.

Agora, que tal dividir essas dicas com os seus colegas para que eles também tenham boas notas na faculdade? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Lets Go GIF by 99 Percent - Find & Share on GIPHY

Comments

comments

Posts relacionados

Deixe um comentário