Roteiro de formatura: confira o passo a passo para criar um

8 minutos para ler

Chegou o último ano da faculdade e tudo o que você consegue ter na cabeça é o cerimonial de formatura, a festa e as tão sonhadas férias? A gente entende como é isso, mas também sabe que há um longo percurso a ser percorrido para chegar lá. E sabe qual o melhor caminho para que o encerramento da sua vida acadêmica seja um arraso? Fazer um roteiro de formatura que ajude a turma a organizar tudo com perfeição e sem atropelos.

O roteiro é muito mais do que uma checklist, pois terá todos os detalhes que a comissão precisa seguir até que a cerimônia seja realizada. É ele que dará a base para o trabalho dos participantes, não deixando que nada passe em branco. Afinal, no dia da festa, tudo o que vocês querem é apenas poder se divertir e se emocionar, certo?

Quer uma ajuda para fazer o seu roteiro de formatura? Confira o passo a passo que preparamos para você!

Leaving Lets Go GIF by Jim Gaffigan - Find & Share on GIPHY

Afinal, o que é o roteiro de formatura?

Bom, se você já participou de uma cerimônia de formatura, deve ter percebido que há momentos semelhantes entre elas, ou seja, um roteiro que deve ser seguido para que nada importante fique de fora do evento. Esse é um rito de passagem emocionante tanto para alunos quanto para os familiares e, por isso, existem algumas etapas que não devem ser negligenciadas.

Mas, para que tudo dê certo, é preciso planejamento, assim como em tudo o que envolverá a sua formatura daqui para frente. Portanto, logo que a comissão de formatura for criada, o ideal é que o roteiro já comece a ser esboçado, dando uma ideia do que será necessário para que tudo dê certo no evento, evitando imprevistos.

Quais os 5 passos para fazer um roteiro de formatura matador?

Por mais que você já tenha participado de uma dezena de cerimoniais, é difícil saber, exatamente, tudo o que deve ter em uma formatura. Não se esqueça, também, de checar até que ponto a instituição permite que o evento seja personalizado, ok?

Trouxemos um passo a passo para ajudar na elaboração do seu roteiro. Confira e anote!

Oh Really GIF by Jim Gaffigan - Find & Share on GIPHY

1. Saiba quais são os principais momentos do evento

É claro que os eventos não devem ser engessados ou padronizados: afinal, tudo o que vocês mais desejam é que a cerimônia tenha a cara da turma, certo? No entanto, há alguns detalhes que são comuns a todas as formaturas e é preciso conhecê-los para não errar e tudo estar perfeito nas fotos que estarão no seu álbum. Veja, agora, quais são essas etapas fundamentais:

  • composição da mesa;
  • entrada e posicionamento dos formandos;
  • abertura oficial do evento;
  • execução do Hino Nacional;
  • discursos — primeiro do orador, seguido pelo patrono e, por fim, o paraninfo;
  • juramento;
  • chamada dos formandos para a entrega dos diplomas;
  • homenagens;
  • discurso da autoridade máxima na mesa;
  • encerramento.

2. Conheça alguns detalhes de cada etapa

Ficou confuso com alguns dos momentos que apresentamos na lista? É hora de detalhar um pouco mais cada um deles:

  • composição da mesa: a solenidade, geralmente, se inicia após o diretor, os professores e o paraninfo se posicionarem na mesa;
  • entrada e posicionamento dos formandos: normalmente, a turma é chamada pelo mestre de cerimônias e pode ser organizada por ordem alfabética, em fila;
  • abertura oficial do evento: depois que todos estão acomodados, o mestre de cerimônias pode convidar o diretor para saudar os convidados e alunos, dando início à sessão solene;
  • execução do hino: o mestre de cerimônias é quem pede para todos se levantarem nesse momento, que pode ter o hino tocado integralmente ou somente pela metade;
  • discursos: é com a fala do orador que a turma tem que se preocupar, pois costuma ser um momento de emoções à flor da pele, abrindo o evento e mostrando aos presentes a personalidade dos formandos. Depois dele, vêm patrono e paraninfo;
  • entrega dos diplomas: a ordem deve ser alfabética e cada formando será chamado pelo mestre de cerimônias para o recebimento por um dos membros que compõem a mesa;
  • homenagens: podem ser musicais, por meio de um discurso, por meio da entrega de um presente ou conforme o que a turma achar melhor para agradecer às pessoas que fizeram parte de sua trajetória durante o curso;
  • discurso final: a autoridade máxima da mesa, geralmente, é o diretor ou o reitor e é ela que encerra o evento com o discurso, em nome da instituição.

3. Defina quem serão os participantes ativos

Pelo roteiro que você viu até aqui, deu para perceber que há pessoas com participações importantes na cerimônia de formatura. Essa escolha deve ser feita com antecedência e com o apoio de toda a turma para que, no momento em que ela estiver em destaque, durante a solenidade, sinta-se confiante e passe a emoção que vocês desejam aos convidados.

Por isso, para orador, eleja alguém que seja querido pelos demais formandos, que tenha se destacado durante o curso, mas que também saiba fazer um discurso que reflita seus sentimentos, com desenvoltura. Não se esqueçam, também, de escolher quem serão as pessoas que farão as homenagens, assim como o patrono e o paraninfo. Não vale avisar ninguém em cima da hora, certo?

4. Escolha o fornecedor de fotografia

Você pode até achar que é cedo para contratar o fotógrafo que vai cobrir todos os eventos relacionados à sua formatura, mas acredite: você não vai querer perder nenhum registro da turma nessa etapa final da sua vida acadêmica. Afinal, a fotografia não deve estar presente apenas nas cerimônias. Você vai precisar de imagens para convites, apresentações durante o evento, festas que antecedem a formatura etc.

O ideal é que os profissionais sejam envolvidos já na fase de planejamento, pois podem ajudar, inclusive, nas decisões sobre quais os momentos que serão registrados para o seu álbum. Faça uma lista com empresas reconhecidas no mercado e peça o orçamento o quanto antes.

5. Contrate um cerimonial de formatura

Por mais que você personalize o evento e tente torná-lo mais leve, a colação de grau é uma cerimônia que precisa de certa formalidade. Por isso, contar com o apoio de um profissional para ajudar a cuidar dos detalhes mais difíceis, certamente, poderá ser um alívio para a turma. Então, reservar parte do dinheiro para essa contratação pode ser uma ótima ideia.

Afinal, o cerimonial de formatura sabe exatamente onde encontrar os melhores lugares para a realização do evento, além dos materiais que serão necessários (roupas, capelos, bandeira, hino etc.), pelo melhor custo-benefício e com mais facilidade. A presença desse profissional não é obrigatória, mas tornará tudo mais eficiente.

6. Cuide das homenagens e dos discursos

Nossa última dica tem como objetivo fazer com que a sua formatura seja lembrada por todos, não por ter sido cansativa, mas por ter discursos e homenagens feitos na medida certa, divertindo e emocionando os presentes. Por isso, é fundamental que a comissão de formatura preste atenção à escolha do orador e à forma como serão feitas as homenagens.

No discurso, por exemplo, o ideal é que haja trechos que contem a trajetória dos formandos, intercalados com algumas brincadeiras — vale a pena fazer rir e chorar, mas é preciso ter cuidado para que não fique longo e cansativo. Outro ponto importante: piadas internas podem fazer com que os convidados percam o interesse, pois não entenderão as risadas.

Por fim, para as homenagens, não deixem de fora as pessoas que realmente ajudaram a turma a chegar até o fim do curso com sucesso. Lembrem-se de funcionários, familiares e professores que mais contribuíram com o seu desenvolvimento.

Como você viu, o roteiro de formatura ajuda bastante a pensar no evento com mais clareza e evitar que vocês se esqueçam de partes importantes da cerimônia. O ideal é que toda a comissão de formatura participe da sua elaboração e que ela seja feita com bastante antecedência para que tudo dê certo.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe o post em suas redes sociais e comece a pegar as ideias da sua turma para a formatura!

Crushing I Like You GIF by Jim Gaffigan - Find & Share on GIPHY

Comments

comments

Posts relacionados

Deixe um comentário