Veja 10 dicas de como conseguir o primeiro emprego após a faculdade

6 minutos para ler

Um dos momentos mais desafiadores na vida do estudante universitário é quando ele termina a faculdade e chega a hora de entrar no mercado de trabalho. É natural que o medo e a insegurança surjam, mas não é necessário entrar em pânico: basta colocar em prática algumas dicas sobre como conseguir o primeiro emprego.

Apesar da barreira da falta de experiência, com empenho e proatividade é possível driblar essa exigência e conquistar um espaço no mercado para começar bem a sua carreira, mesmo que existam poucas ofertas para atuar na área desejada.

Quer saber como conseguir o primeiro emprego depois da faculdade? Então, continue lendo e conheça 10 dicas que ajudarão você a se destacar!

Dance Dancing GIF by Rak Su - Find & Share on GIPHY

1. Monte um currículo claro e objetivo

Para preparar um bom currículo, é necessário levar em consideração que os recrutadores analisam vários candidatos e que o excesso de informação, na maioria das vezes, faz é atrapalhar em vez de ajudar.

Por isso, o ideal é montar um documento com o máximo de clareza e objetividade, que contenha apenas as suas competências e experiências relacionadas ao cargo para o qual está se candidatando. Sim, você deve elaborar um currículo diferente para cada vaga do seu interesse.

2. Não pare de se atualizar

O fato de você não estar mais na faculdade não diminui a importância de buscar se atualizar sempre, especialmente sobre o que está acontecendo na área em que deseja atuar. Além do mais, é recomendado se manter a par dos acontecimentos que norteiam a política e a economia no Brasil e no mundo.

3. Prepare-se para a entrevista

Diante do peso que a entrevista tem em um processo de contratação, é fundamental se preparar bem para essa etapa. Você precisa estar com a língua afiada para responder perguntas sobre os seus objetivos de vida e dentro da empresa, ou quais as contribuições que pode dar a ela. Portanto, a dica é pesquisar tudo o que puder a respeito da instituição.

Tenha atenção a aspectos como a sua vestimenta (procure usar roupas discretas e bem alinhadas) e a sua postura diante do entrevistador; e não se esqueça de manter uma atitude positiva, porém, sem exageros. A sua linguagem corporal também será analisada, então lembre-se de sempre olhar para quem se dirige a você e evitar gesticular demais.

Não minta em hipótese alguma sobre as suas experiências e habilidades, e assuma os seus pontos fracos.

4. Demonstre educação e pontualidade na entrevista

Pontualidade é um dos primeiros itens que o entrevistador avalia. Ela, por si só, já é uma demonstração de educação. Mas pense também em outras atitudes, como cumprimentar a todos os que estiverem na sala, não interromper a fala de ninguém, desligar o celular ainda enquanto espera a sua vez, e assim por diante.

Thinking Dancing GIF by Rak Su - Find & Share on GIPHY

5. Tenha um perfil atrativo no LinkedIn

O LinkedIn é hoje uma das principais vitrines para que você exponha suas habilidades, conquistas acadêmicas e experiências. Pode-se dizer que ele já tem até mais peso que o currículo. Por isso, mantenha o seu perfil o mais completo possível, procure interagir com a sua rede de contatos e compartilhar conteúdos relacionados às suas áreas de interesse.

6. Especialize-se na área desejada

Falta de tempo ou de dinheiro não é mais motivo para não continuar os estudos, mesmo após o término da faculdade. Há inúmeras plataformas de cursos online com preços bem acessíveis ou que oferecem cursos de especialização gratuitos. Portanto, além de não ser necessário um alto investimento, você pode adaptar o curso à sua rotina diária.

Outra ótima medida é tirar do papel o plano de fazer uma pós-graduação. Dessa maneira, você tanto vai adquirir mais conhecimento como demonstrar que gosta de estudar e aprender sempre.

7. Cadastre-se em sites de empresas e de emprego

Várias empresas disponibilizam em seus sites uma área de “trabalhe conosco”, em que você pode cadastrar o seu currículo. Quando abre alguma vaga, normalmente, elas recorrem primeiro a esse banco de candidatos para possíveis contratações.

Além disso, existem diversos portais especializados em oferta de empregos, como Vagas, Cia de Talentos e Catho. É muito importante que você crie seu perfil em todos eles e o mantenha atualizado.

8. Amplie e cultive o seu networking

O período da faculdade oferece a chance de conhecer diversas pessoas da mesma área em que você pretende seguir carreira. De colegas de classe até os professores e palestrantes que passaram pela sua vida acadêmica podem trazer oportunidades de trabalho para você.

Participar de eventos da área em que deseja atuar também é uma excelente iniciativa para conhecer pessoas, que poderão ajudar você a conseguir uma colocação.

9. Participe de programas de trainees

Suas oportunidades de trabalho na época da faculdade se apresentam em forma de estágio. No entanto, ao final da graduação, abrem-se as portas para os programas de trainee. Muitas empresas preferem contratar profissionais recém-formados e treiná-los.

Ao longo do programa, você passa por diversas áreas e desenvolve uma série de habilidades, o que se torna uma oportunidade de ouro para conhecer suas próprias aptidões. Além disso, os trainees que se destacam acabam contratados ― na maioria das vezes, para cargos de liderança.

10. Cuide da sua imagem nas redes sociais

As suas redes sociais falam muito sobre você. Por isso que é importante tomar cuidado com as suas postagens, pois certamente os recrutadores vão analisá-las. Evite o compartilhamento de conteúdos agressivos, discursos de ódio, palavreado de baixo calão e, inclusive, publicações com posicionamento político radical.

Fotos, vídeos e check-ins que mostrem uma vida muito desregrada, com bebedeiras constantes, por exemplo, também depõem contra você. Lembre-se de que tudo o que você posta acaba deixando um rastro do seu histórico de vida exposto na internet. Portanto, se tiver o tipo de postagem citado acima, faça uma limpa nos seus perfis o quanto antes.

Quando estiver procurando colocação, seja resiliente e não deixe de acreditar na conquista da tão sonhada vaga. Se você colocar em prática essas dicas sobre como conseguir o primeiro emprego, certamente a sua carreira terá início antes do que imagina.

E para complementar a sua preparação para esse momento, descubra como fazer networking na faculdade e por que essa prática é tão importante!

Thinking Dancing GIF by Rak Su - Find & Share on GIPHY

Comments

comments

Posts relacionados

Deixe um comentário