Você sabe as vantagens de fazer especialização? Confira aqui!

6 minutos para ler

O mercado de trabalho é sempre muito concorrido, no entanto, para quem é especialista em algum assunto, não faltam oportunidades. Acredite: as vagas existem, o que falta é gente qualificada, e você pode se tornar uma das pessoas que o mercado tanto busca ao fazer uma especialização.

As empresas, há muito, já se deram conta de que são os talentos os responsáveis pelo crescimento corporativo. Quanto maior o aprofundamento de um profissional em um determinado assunto, melhores serão os resultados que ele trará para seu empregador e, embora o conhecimento horizontal tenha o seu valor, o vertical é muito mais promissor.

Por isso, neste post, apresentaremos algumas das vantagens de fazer especialização, mostraremos os cursos mais valorizados e, ainda, daremos algumas dicas sobre como se tornar um profissional diferenciado após a conclusão da faculdade. Então, continue lendo e destaque-se!

Thinking Scratching Head GIF by Rak Su - Find & Share on GIPHY

Quais são as vantagens de fazer especialização?

Fazer uma pós-graduação, por si só, já é uma demonstração de dedicação à carreira e do gosto pelo aprendizado constante, que são características muito procuradas pelas empresas. Engana-se quem acredita que fazer especialização só é válido para quem deseja seguir a carreira acadêmica e de pesquisa. Ela traz muitas vantagens também para quem deseja se colocar no mercado. Conheça algumas delas.

Fortalece o currículo

Um processo seletivo passa por várias etapas e, normalmente, a primeira delas é a análise do currículo. Nessa fase, os recrutadores avaliam a experiência do candidato e, claro, a sua formação acadêmica. Tenha absoluta certeza de que, se for necessário usar algum critério de desempate entre você e outro candidato, a pós-graduação pesará a seu favor.

Expande o seu networking

Fazer especialização envolve estar em contato com outros estudantes e professores que têm os mesmos interesses que você. Mesmo que o seu curso não seja presencial, até mesmo, no ambiente online, é possível manter contato com os colegas e, desse modo, ampliar o seu network.

Aumenta as chances de ser promovido

Mesmo que você já esteja empregado, ter ambição de ocupar cargos melhores demonstra que você não é uma pessoa acomodada. Assim, é importante que seus líderes percebam que está preparado para encarar novos desafios. Mais uma vez, se houver algum tipo de disputa por uma colocação melhor, ter uma especialização contará muitos pontos a seu favor.

Amplia o conhecimento

Esse é o principal objetivo de fazer uma especialização. Na faculdade, aprende-se tudo sobre uma determinada profissão de modo mais superficial, já na pós-graduação, é possível se aprofundar em um determinado assunto referente àquela formação. É justamente esse aprofundamento que se tornará o seu diferencial e dará a você as condições necessárias para se destacar.

Happy Joy GIF by Rak Su - Find & Share on GIPHY

Quais cursos de pós-graduação então em alta?

Os cursos de especialização independem da sua área de formação, e existem alguns que servem como complemento em qualquer profissão, como os que são ligados à gestão e à administração, por exemplo.

Gestão estratégica

Fazer uma especialização em gestão estratégica é estar preparado para tocar qualquer tipo de negócio com uma visão ampliada e inovadora dos processos de gestão de uma empresa. Você ganhará habilidades para elaborar projetos de gestão, negociar e tomar decisões com embasamento crítico.

Gerenciamento de projetos

Em qualquer empresa, de qualquer ramo, é necessário que projetos sejam desenvolvidos, sejam de produtos e prestação de serviços, sejam para o desenvolvimento do próprio negócio. A especialização em gerenciamento de projetos tornará você apto a elaborar e acompanhar a execução de todos os tipos de projetos, analisando seus riscos e eliminando imprevistos.

Logística

Com o enorme crescimento das vendas online, os processos logísticos que permitem que produtos cheguem íntegros até o cliente e no menor tempo possível ganharam uma enorme importância. Fazer especialização em logística o capacitará para o planejamento, o controle de estoque e a distribuição de produtos.

Como se tornar um bom profissional após a faculdade?

Conseguir uma colocação ao sair da faculdade pode ser um grande desafio, já que muitas empresas pedem que os candidatos tenham experiência de atuação no mercado de trabalho. Porém, seguindo as dicas que você verá a seguir, será possível se destacar mesmo sem nunca ter trabalhado antes e já começar muito bem a sua carreira.

Frequentar palestras e seminários

Durante e, até mesmo, depois de concluir a faculdade, é muito importante participar dos eventos relacionados ao seu curso e às áreas complementares a ele. Palestras, feiras e seminários, além de agregarem conhecimento, colocam você em contato com profissionais que já estão atuando e têm muito conhecimento prático para compartilhar.

Além disso, ajudará você a saber quais são os principais players do mercado na sua área, o que será de grande valor quando você estiver trabalhando, por exemplo, para a escolha de fornecedores e parceiros comerciais.

Ampliar a rede de contatos

O bom e velho networking é indispensável em qualquer etapa da sua carreira, mas, ao sair da faculdade, a sua rede de contatos pode se tornar o fator determinante entre conseguir e não conseguir uma colocação. Além disso, seus contatos poderão abrir portas para novos negócios e, até mesmo, poderão se tornar seus clientes. Sem contar com as indicações que poderão fazer.

Fazer cursos

Por fim, fazer especialização é uma das atitudes que mais farão diferença para que você se torne um profissional diferenciado no mercado. Além do conhecimento que será adquirido, isso mostrará, aos empregadores e parceiros, que você não é acomodado e que se conforma com o trivial, mas, sim, que você tem fome de conhecimento e deseja ir além do básico.

Como você pôde ver ao longo deste post, fazer especialização é um modo de se manter sempre aprendendo e atualizado, o que é muito importante em um mundo no qual as coisas mudam com a velocidade que temos vivenciado, além de auxiliar também na ampliação do seu network, no seu currículo e, até mesmo, em possíveis promoções.

Viu também que é possível fazer especialização em qualquer área e que, principalmente, as que estão ligadas à gestão permitirão que você atue em diversos tipos de negócios, além de dar a você o conhecimento necessário para empreender?

Agora que você sabe o tamanho da importância de fazer especialização para se destacar no mercado de trabalho, que tal nos seguir no Instagram e no Twitter para acompanhar as próximas publicações?

Wait Look Omg GIF by Rak Su - Find & Share on GIPHY

Comments

comments

Posts relacionados

Deixe um comentário